5.4 C
Kóka
sábado, 9 novembro, 2024 7:17: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Netanyahu parabeniza Biden, “um grande amigo de Israel”.

O Primeiro Ministro de Israel e aliado próximo de Donald Trump, Benjamin Netanyahu, parabenizou Joe Biden por sua vitória eleitoral no início deste domingo (8), chamando o presidente eleito dos Estados Unidos de "um grande amigo de Israel".

Netanyahu parabeniza Biden, “um grande amigo de Israel”.

O Primeiro Ministro de Israel e aliado próximo de Donald Trump, Benjamin Netanyahu, parabenizou Joe Biden por sua vitória eleitoral no início deste domingo (8), chamando o presidente eleito dos Estados Unidos de “um grande amigo de Israel”.

“Estou ansioso para trabalhar com ambos para fortalecer ainda mais a aliança especial entre os EUA e Israel”, escreveu Netanyahu no Twitter, referindo-se a Biden e a companheira de candidatura Kamala Harris.

Netanyahu, cuja conta no Twitter apresenta uma foto dele sentado ao lado de Trump, disse que ele e Biden tiveram “uma longa e calorosa relação pessoal por quase 40 anos, e, eu o conheço como um grande amigo de Israel”. O primeiro-ministro israelense havia descrito Trump como o aliado mais forte de seu país na Casa Branca, e o republicano avançou políticas que encantaram a base de direita do primeiro-ministro israelense.

Trump retirou-se, unilateralmente, do acordo nuclear iraniano de 2015 – um acordo entre Teerã e potências mundiais, abominado por Netanyahu – e reconheceu Jerusalém como a capital “indivisa” de Israel.

Ele também endossou a soberania israelense sobre as Colinas de Golan – que foi conquistada da Síria na Guerra dos Seis Dias – e evitou criticar os assentamentos judeus na Cisjordânia ocupada.

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img