Netanyahu parabeniza Biden, “um grande amigo de Israel”.
O Primeiro Ministro de Israel e aliado próximo de Donald Trump, Benjamin Netanyahu, parabenizou Joe Biden por sua vitória eleitoral no início deste domingo (8), chamando o presidente eleito dos Estados Unidos de “um grande amigo de Israel”.
“Estou ansioso para trabalhar com ambos para fortalecer ainda mais a aliança especial entre os EUA e Israel”, escreveu Netanyahu no Twitter, referindo-se a Biden e a companheira de candidatura Kamala Harris.
Congratulations @JoeBiden and @KamalaHarris. Joe, we’ve had a long & warm personal relationship for nearly 40 years, and I know you as a great friend of Israel. I look forward to working with both of you to further strengthen the special alliance between the U.S. and Israel.
— Benjamin Netanyahu (@netanyahu) November 8, 2020
Netanyahu, cuja conta no Twitter apresenta uma foto dele sentado ao lado de Trump, disse que ele e Biden tiveram “uma longa e calorosa relação pessoal por quase 40 anos, e, eu o conheço como um grande amigo de Israel”. O primeiro-ministro israelense havia descrito Trump como o aliado mais forte de seu país na Casa Branca, e o republicano avançou políticas que encantaram a base de direita do primeiro-ministro israelense.
Trump retirou-se, unilateralmente, do acordo nuclear iraniano de 2015 – um acordo entre Teerã e potências mundiais, abominado por Netanyahu – e reconheceu Jerusalém como a capital “indivisa” de Israel.
Ele também endossou a soberania israelense sobre as Colinas de Golan – que foi conquistada da Síria na Guerra dos Seis Dias – e evitou criticar os assentamentos judeus na Cisjordânia ocupada.
- Começa temporada de influenza no Japão, alerta Ministério da Saúde - 9 de novembro de 2024 7:13 am
- Austrália planeja proibir redes sociais para menores de 16 anos - 9 de novembro de 2024 6:57 am
- Chefe militar de Mianmar se encontra com líderes da China e Tailândia - 9 de novembro de 2024 6:52 am