Navios chineses perto das Ilhas Senkaku batem recorde de aproximações
Este ano, foi registrado um número recorde de dias em que navios do governo chinês navegaram perto das águas territoriais do Japão, em torno das ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental.
A Guarda Costeira do Japão disse que a partir da meia-noite de domingo e segunda-feira, quatro navios chineses estavam navegando em águas ao largo de Kubashima, uma das Ilhas Senkaku. A área fica na zona contígua, logo fora das águas territoriais do Japão.
A guarda costeira está avisando os navios para não entrarem nas águas do Japão.
Isto eleva o número de dias que os navios do governo chinês navegaram na zona contígua ao largo das ilhas Senkaku este ano, para 283 dias, quebrando o recorde do ano passado de 282 dias. O número é o mais alto desde o início da manutenção do recorde em 2008.
O Japão controla as Ilhas Senkaku. China e Taiwan reivindicam as ilhas. O governo japonês mantém as ilhas como uma parte inerente do território japonês, em termos de história e direito internacional, dizendo que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
Quanto às intrusões, os navios do governo chinês entraram no mar territorial do Japão 24 dias este ano.
Em outubro, dois navios de patrulha chineses entraram e permaneceram nas águas do Japão por mais de 57 horas, e tentaram se aproximar de um barco de pesca japonês. Foi a maior intrusão nas águas em oito anos.
- Polícia de Tóquio emite mandado contra adolescente chinês - 23 de novembro de 2024 5:55 am
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am