Macron pede medidas para proteger a União Européia contra o terrorismo
O presidente francês, Emmanuel Macron, exortou a União Européia a fortalecer suas fronteiras externas para prevenir a ameaça do terrorismo.
Macron participou de uma cúpula online da União Européia nesta terça-feira (10). Outros participantes incluíram o chanceler austríaco Sebastian Kurz, que estava visitando Paris, a chanceler alemã Angela Merkel e a presidente da Comissão Européia Ursula von der Leyen.
A reunião se seguiu a uma série de ataques de terroristas islâmicos. Um tunisiano empunhando uma faca matou três pessoas em Nice, no sul da França, no mês passado. Em outro caso, um homem com dupla cidadania da Áustria e da Macedônia do Norte matou quatro pessoas em Viena, no início deste mês.
Macron disse aos repórteres, após a cúpula, que a UE precisa enfrentar o terrorismo de uma forma comum, coordenada e rápida.
Ele disse que, embora a livre circulação dentro do bloco seja uma das principais conquistas da construção européia, isto depende de uma promessa de proteção e de garantir a segurança de suas fronteiras externas. Ele observou que o controle de entrada precisa ser reforçado para evitar o mau uso das provisões de asilo da UE por pessoas que procuram entrar por razões sinistras.
Ele também apelou para o monitoramento e regulamentação pelo bloco de propaganda extremista na Internet, bem como o compartilhamento de informações entre a polícia dos países membros.
Investigações revelaram que o suspeito do ataque em Nice veio da Tunísia para a Europa de barco e conduziu o atentado alguns dias depois de chegar à França.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am