Líderes de ASEAN iniciam cúpula on-line
Os líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático, que possui 10 membros, começaram uma cúpula on-line, com o foco na crescente presença da China no Mar do Sul da China.
A cúpula da ASEAN será seguida por uma reunião ampliada com os líderes do Japão, da China e de outros países participantes. A série de reuniões, de quatro dias, presidida pelo Vietnã, está sendo realizada online devido à pandemia do coronavírus chinês.
Na cerimônia de abertura, nesta quinta-feira (12), o presidente vietnamita e secretário geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, exortou os estados membros da ASEAN a fortalecer a cooperação entre eles e com outros países, observando que os conflitos provenientes de interesses diversos não podem ser resolvidos sem confiança mútua ou sem um espírito construtivo. A ASEAN está acompanhando as atividade chinesa no Mar do Sul da China.
No início deste ano, um barco de pesca vietnamita afundou após ser abalroado por um navio da guarda costeira chinesa. A China também instalou unidades administrativas em ilhas da região.
Uma minuta de declaração do presidente, obtida pela NHK, diz que os líderes expressaram preocupação com as atividades que aumentam a tensão regional.
Mas não está claro se eles podem enviar, conjuntamente, uma mensagem clara, já que países como o Camboja atribuem importância aos seus laços com a China.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm