Governo e universidades no Japão começar a prestar assistência aos estudantes estrangeiros
Um centro de colocação de empregos e uma universidade em Tóquio concordaram em trabalhar juntos para ajudar os estudantes estrangeiros a encontrar empregos no Japão.
O escritório Shinjuku Hello Work e a Universidade Sophia chegaram ao primeiro acordo deste tipo no país. Cerca de 1.500 estudantes estrangeiros estão estudando na universidade.
O escritório e a universidade farão um levantamento dos estudantes sobre suas esperanças de emprego no Japão e tentarão ajudá-los a garantir empregos após a graduação.
Os funcionários também informarão os estudantes sobre as regras e o tempo do processo de procura de emprego no país.
Também serão fornecidas informações sobre programas de estágio e feiras de emprego que atendam aos estudantes estrangeiros.
O Ministério do Trabalho planeja promover vínculos similares com outras universidades.
O chefe do escritório da Shinjuku Hello Work, Nagano Yasushi, disse que é cada vez mais difícil para os estudantes estrangeiros obter informações sobre empregos devido ao surto do coronavírus chinês, e que ele espera que o programa seja capaz de oferecer-lhes apoio.
Cerca de 280.000 estudantes estrangeiros estavam no Japão, estudando em faculdades e outras instituições, desde junho passado.
Uma pesquisa realizada em 2018 cobrindo cerca de 5.000 estudantes estrangeiros mostrou que cerca de 65% querem ser empregados no Japão. Mas apenas 30% dos estudantes estrangeiros que se formaram em março do ano passado encontraram emprego.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am