Brasil, Japão e EUA colaborarão para impulsionar a economia e segurança
Segundo a NHK, o Japão, os Estados Unidos e o Brasil concordaram em intensificar a colaboração nos campos da economia e da segurança, diante da crescente presença da China na América Latina.
Diplomatas das três nações realizaram sua primeira reunião sob uma nova estrutura de diálogo na capital brasileira, Brasília, nesta terça-feira (10).
Eles reafirmaram que seus países compartilham valores como a democracia e o Estado de Direito, e ajudarão a formar uma ordem internacional baseada em regras na América Latina.
Eles também concordaram em impulsionar a cooperação na construção da próxima geração de redes de comunicação sem fio 5G. Acredita-se que o objetivo deles é excluir o fabricante chinês de equipamentos de telecomunicações Huawei das redes.
Em 2018, a República Dominicana e El Salvador cortaram os laços diplomáticos com Taiwan e estabeleceram laços com a China.
Pequim está fazendo investimentos em infra-estrutura nos países da América Central e do Sul e fornecendo apoio financeiro para ajudá-los a combater a pandemia do coronavírus chinês.
- Dia Internacional do Livro Infantil promove a leitura jovem - 2 de abril de 2025 11:56 am
- Trump anuncia tarifas recíprocas nesta quarta-feira (2) - 2 de abril de 2025 9:58 am
- Projeto Ponte 2025: Oportunidades para jovens imigrantes em Shiga - 2 de abril de 2025 7:43 am