Suga concluindo as visitas ao Vietnã e Indonésia
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, reafirmou com os líderes do Vietnã e da Indonésia que trabalharão em conjunto para alcançar uma região Indo-Pacífico livre e aberto.
Suga está visitando o Vietnã e a Indonésia desde domingo (18), em suas primeiras visitas ao exterior como primeiro-ministro. Ele está programado para voltar ao Japão nesta quarta-feira (21).
Ele se reuniu com o primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, e com o presidente indonésio, Joko Widodo, e compartilhou as preocupações sobre o aumento das atividades da China no Mar do Sul da China.
Eles reafirmaram a intensificação da cooperação no campo da segurança, incluindo a transferência de equipamentos de defesa do Japão, também concordaram em promover a cooperação econômica, como o fortalecimento das cadeias de abastecimento para lidar com a pandemia de coronavírus.
O Japão saudou os dois países como centros da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN.
Autoridades japonesas dizem que as visitas de Suga mostraram o contínuo envolvimento do Japão na região Indo-Pacífico, como um membro da região.
Suga planeja continuar a enfatizar a importância do Estado de Direito e da liberdade de navegação para a estabilidade da região, em uma cúpula da ASEAN, agendada para o próximo mês.
- Fabricantes japonesas lançarão motos elétricas na Índia - 5 de fevereiro de 2025 4:56 am
- Netanyahu e Trump discutem cessar-fogo permanente em Gaza - 5 de fevereiro de 2025 4:47 am
- Justiça do Japão mantém pena suspensa para ex-executivo da Nissan - 5 de fevereiro de 2025 4:36 am