Selado acordo de paz no Sudão
As autoridades de transição do Sudão e vários grupos rebeldes assinaram um acordo de paz com o objetivo de resolver décadas de conflito.
Uma cerimônia de assinatura foi realizada neste sábado (3), em Juba, a capital do vizinho Sudão do Sul. O chefe do conselho soberano do Sudão, Abdel Fattah al-Burhan, e representantes de grupos rebeldes participaram.
O acordo é o resultado de longas negociações depois que o presidente Omar al-Bashir foi derrubado, no ano passado, em um golpe de Estado provocado por protestos públicos. Bashir esteve no poder por três décadas.
O pacto inclui um cessar-fogo abrangente. As partes também concordaram que os combatentes rebeldes serão integrados no exército sudanês e que algumas regiões terão autonomia.
Mas dois grandes grupos rebeldes ainda não tomaram parte no pacto. Burhan mostrou vontade de continuar as negociações com eles.
A atenção está voltada para saber se o acordo levará ao fim da guerra civil que tem continuado por décadas. O conflito de Darfur no oeste, deixou 300.000 pessoas morta,s e foi descrito como a pior crise humanitária do mundo.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm