Restabelecido o embargo de armas da ONU ao Irã diz Pompeo
O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que o embargo de armas da ONU contra o Irã foi reinstituído e os Estados Unidos estão prontos para aplicar sanções aos infratores.
Pompeo emitiu uma declaração neste domingo (18), depois que o Ministério das Relações Exteriores do Irã anunciou que as restrições da ONU à venda de armas expiraram no dia.
Ele disse que, praticamente, todas as sanções da ONU contra o Irã retornaram no mês passado, depois que os EUA notificaram o Conselho de Segurança da ONU, em agosto, o não cumprimento significativo por parte do Irã de seus compromissos sob o acordo nuclear de 2015 entre Teerã e potências mundiais.
Pompeo também disse que os EUA estão dispostos a usar suas autoridades internas para impor sanções a qualquer indivíduo ou entidade que contribua para o fornecimento, venda ou transferência de armas para ou do Irã.
Ele acrescentou que qualquer país que desafie o embargo estará claramente optando por alimentar conflitos e tensões em vez de promover a paz e a segurança.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am