Presidente sul-coreano destaca importância do diálogo com a Coreia do Norte
O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, enfatizou que seu governo continua a dialogar com a Coreia do Norte.
Moon fez um discurso sobre o orçamento na Assembléia Nacional nesta quarta-feira (28). Durante o discurso, ele mencionou o assassinato de um oficial sul-coreano da pesca pelos militares do Norte no mês passado.
Observando as preocupações do público, Moon disse que o governo cumprirá sua responsabilidade de revelar a verdade sobre o incidente.
Ele não se referiu a uma investigação conjunta sobre o incidente, que foi proposta por Seul. Pyongyang ainda não respondeu à proposta. Os relatos dos dois países sobre o que aconteceu são diferentes.
Mas o presidente também disse ao parlamento que o incidente se tornou uma oportunidade para destacar a importância da paz. Ele pediu a cooperação inter-coreana para lidar com doenças infecciosas e desastres naturais.
Moon acrescentou que a Coreia do Sul deveria superar as barreiras que estão à sua frente, uma a uma, e avançar em direção à paz, mesmo que isso leve tempo.
Alguns conservadores e outros, na Coreia do Sul, criticaram a resposta de Moon ao Norte. Eles dizem que não é suficientemente dura.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am