Guinga recebe Simone Guimarães e Jean Charnaux em live no CCBB
No terceiro encontro do projeto GUINGA E AS VOZES FEMININAS, o violonista homenageado receberá a cantora e compositora Simone Guimarães, paulista radicada em Brasília, e o também violonista carioca Jean Charnaux, discípulo e profundo conhecedor de sua obra. Com idealização e direção da artista visual e cineasta Fernanda Vogas, GUINGA E AS VOZES FEMININAS vai até 12 de novembro. Em cada live, transmitida ao vivo do CCBB Rio de Janeiro, serão apresentados diferentes repertórios e arranjos para a obra do homenageado, que completou 70 anos em junho último. A série tem patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Será nesta quinta, 22 de outubro, às 20h, de graça no youtube.com/bancodobrasil
“Guinga é um gênio, compositor e violonista excepcional, e dono de uma voz singular. Para essa celebração convidamos oito cantoras de diferentes gerações e quatro instrumentistas para dividirem o palco com o homenageado. A identificação de Guinga com as vozes femininas é algo que lhe é bastante característico e que vem de há muito tempo: ele aprendeu a tocar violão acompanhando o canto de sua mãe, e desde os anos 70, tocou primeiro com Clara Nunes e Elis Regina e, depois, com Elza Soares, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Zezé Gonzaga, Miúcha, Maria João, Leila Pinheiro e Mônica Salmaso, por exemplo”, rebobina Fernanda.
O roteiro do próximo encontro prevê canções como “Guia de Cego” (de Guinga e Mauro Aguiar), “Noturna” (dele com Paulo César Pinheiro), “Nem mais um pio” (com Sérgio Natureza) e “Neblinas e flâmulas” (com Aldir Blanc), além de “Rasgando seda”, de Guinga e Simone Guimarães, a voz convidada da semana.
Para Simone, “como diz a nossa parceria: ‘és Sapoti no canto doce da Jurema, o samba de Orly com Canhoto em Ipanema’. O Guinga evolui o choro e ganha na alma a ruptura pra criar. Ele desbrava o sertão, cipoal de Brahms e Beethoven. Uma orquestra inteira num único violão. Gênios apenas chegam e estruturam sua forma de fazer – assim como Guinga”.
Outras vozes femininas
Guinga desenvolveu um jeito único de dedilhar o seu seis cordas, inspirando as novas gerações do violão e fazendo as intérpretes sonharem com o seu acompanhamento inventivo e mais do que completo. Em todos os encontros da série GUINGA E AS VOZES FEMININAS, o próprio empunhará o seu instrumento.
Depois de Simone Guimarães, o projeto continuará no dia 25, com Guinga a cantora e violonista carioca Anna Paes e o seu irmão, o clarinetista Pedro Paes. No dia 29 de outubro, Guinga e Charnaux se apresentarão com a jovem Bruna Moraes, de São Paulo.
https://youtu.be/OMRZz3jeC2g
No dia 1 de novembro, a mineira Ana Carolina emprestará a sua voz grave ao repertório luxuoso de Guinga, com o reforço de Jean Charnaux. Já no dia 5 de novembro, a potência vocal da carioca Ilessi se somará às cordas de Guinga e Charnaux. No dia 8 de novembro, Luísa Lacerda vai cantar e tocar com Guinga mais o sax soprano de Zé Nogueira.
https://youtu.be/_dcGG-GFyDo
Anna Paes à frente das palestras
O público poderá assistir a três palestras com a violonista e cantora Anna Paes, professora da Escola Portátil de Música: nos dias 24 (“Guinga e Paulo César Pinheiro”) e 31 de outubro (“Guinga, memória, história e identidade”) e 7 de novembro (“Viva Aldir! A parceria entre Guinga e Aldir”).
AGENDA DE LIVES
Dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Simone Guimarães e Jean Charnaux
Dia 25 de outubro (domingo), às 20h
Guinga recebe Anna Paes e Pedro Paes
Dia 29 de outubro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Bruna Moraes e Jean Charnaux
Dia 1 de novembro (domingo), às 20h
Guinga recebe Ana Carolina e Jean Charnaux
Dia 5 de novembro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Ilessi e Jean Charnaux
Dia 8 de novembro (domingo), às 20h
Guinga recebe Luísa Lacerda e Zé Nogueira
Dia 12 de novembro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Leila Pinheiro e Marcus Tardelli
CICLO DE PALESTRAS – POR ANNA PAES
Aos sábados, às 20h
Dia 24 de outubro :: Guinga e Paulo César Pinheiro
Dia 31 de outubro :: Guinga, memória, história e identidade
Dia 7 de novembro :: Viva Aldir! A parceria entre Guinga e Aldir Blanc
https://youtu.be/xw4bfd_nbVw
https://youtu.be/v_shx4LuPHY
https://youtu.be/LTSlLnBzYzU
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am