Fabricante do Avigan solicita aprovação do governo japonês
Uma empresa farmacêutica japonesa solicitou a aprovação do governo para usar seu medicamento anti-gripal Avigan para tratar pacientes da COVID-19.
A Fujifilm Toyama Chemical, que faz parte do grupo de empresas Fujifilm Holdings, apresentou o pedido ao Ministério da Saúde do Japão nesta sexta-feira (16).
A empresa anunciou, no mês passado, os resultados de um ensaio clínico envolvendo pacientes com coronavírus chinês. Disse que aqueles que tomaram Avigan se recuperaram de seus sintomas e testaram negativos 2,8 dias antes dos que receberam um placebo.
A empresa acrescentou que não encontrou novas preocupações de segurança em relação ao medicamento, além de possíveis efeitos colaterais conhecidos.
O grupo Fujifilm diz que trabalhará para entregar o medicamento aos pacientes da COVID-19 o mais rápido possível e para ajudar a conter a propagação do vírus.
No Japão, o medicamento antiviral Remdesivir, usado para tratar pacientes infectados com Ebola, foi aprovado como uma opção de tratamento eficaz para a COVID-19. A dexametasona esteróide também foi adicionada como uma opção.
O ministro da Saúde, Tamura Norihisa, disse aos repórteres que seu ministério irá considerar, cuidadosamente, a segurança e a eficácia da Avigan antes de tomar uma decisão final.
Ele disse que não tem certeza de quanto tempo levará para examinar a droga, pois não viu os dados apresentados. Mas ele acrescentou que está ciente da urgência.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am