Ex-primeiro-ministro Abe Shinzo visita o Santuário Yasukuni
O ex-primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, visitou o Santuário Yasukuni em Tóquio.
Abe fez a visita nesta segunda-feira (19), de manhã, depois que o santuário realizou seu festival de outono no sábado e domingo.
O Santuário Yasukuni homenageia os mortos de guerra do Japão. Entre os homenageados estão líderes militares e políticos condenados por crimes de guerra por um tribunal militar internacional após a Segunda Guerra Mundial.
Abe disse aos repórteres que foi prestar sua homenagem aos espíritos dos mortos da guerra.
Abe visitou o santuário pela última vez em 19 de setembro, três dias depois de ter deixado o cargo de primeiro-ministro. Ele tuitou que havia feito a visita.
A visita de setembro foi sua primeira, desde 26 de dezembro de 2013, o primeiro aniversário do seu segundo mandato.
Abe não foi ao Santuário Yasukuni novamente enquanto estava no cargo, mas enviou ofertas rituais duas vezes por ano, para os festivais de primavera e outono.
Ele também enviava ofertas em dinheiro usando fundos privados sob o título de presidente do Partido Liberal Democrático – PLD, a cada 15 de agosto, dia em que o Japão marca o fim da Segunda Guerra Mundial.
Dois membros do PLD, da Câmara Alta, também visitaram o santuário na segunda-feira, representando um grupo não partidário de legisladores da Dieta que visitam regularmente o santuário juntos.
Eles são o líder do grupo, o ex-Vice Presidente da Câmara Alta Otsuji Hidehisa, e o secretário-geral do grupo, Mizuochi Toshiei.
O grupo se absteve de fazer visitas durante os festivais de primavera e outono deste ano e em 15 de agosto, por causa do surto do coronavírus chinês.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am