EUA, Rússia e França pedem cessar-fogo em Nagorno-Karabakh
Os presidentes dos Estados Unidos, Rússia e França pediram um cessar-fogo imediato entre o Azerbaijão e a Armênia em sua última rodada de combates mortíferos por um território em disputa.
O Presidente dos EUA Donald Trump, o Presidente russo Vladimir Putin e o Presidente francês Emmanuel Macron emitiram uma declaração conjunta nesta quinta-feira (1º). Os três países têm servido como mediadores na disputa de décadas sobre a região de Nagorno-Karabakh.
A declaração diz que os presidentes “condenam nos termos mais fortes a recente escalada de violência ao longo da linha de contato na zona de conflito de Nagorno-Karabakh”.
Exorta o Azerbaijão e a Armênia a “comprometerem-se, sem demora, a retomar as negociações substantivas, de boa fé e sem condições prévias”.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem sido claro em seu apoio ao Azerbaijão. Ele disse na quinta-feira que “dado que os EUA, Rússia e França têm negligenciado este problema por quase 30 anos, é inaceitável que eles estejam envolvidos na busca de um cessar-fogo”.
Uma nova rodada de confrontos entre as forças do Azerbaijão e da vizinha Armênia tem continuado desde domingo. O número de mortos agora é de 130.
A disputa entre as duas antigas repúblicas soviéticas continuou por mais de 30 anos. A região de Nagorno-Karabakh fica no Azerbaijão, mas é povoada principalmente por armênios étnicos.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm