Economia global considerada “menos terrível” do que o esperado diz FMI
A diretora do Fundo Monetário Internacional – FMI, disse que a economia global está se recuperando das profundezas da crise do coronavírus chinês, mas também advertiu: “Esta calamidade está longe de acabar”.
Em um discurso online nesta terça-feira (6), a diretora administrativa do FMI, Kristalina Georgieva, disse: “O FMI, em junho, projetou uma grave contração do PIB global em 2020. O quadro hoje é menos terrível”.
O órgão internacional disse em junho que a economia global encolheria 4,9% este ano. Essa seria a pior contração desde a Grande Depressão dos anos 30. Georgieva disse que haveria uma pequena revisão ascendente para a próxima previsão, a ser feita na próxima semana.
O diretor do FMI citou a recuperação mais rápida do que o esperado da China, e a retomada da atividade econômica em outros lugares. No entanto, ela disse que todos os países ainda enfrentavam uma “longa ascensão”, com prováveis retrocessos.
Georgieva falou à NHK após o discurso. Ela pediu apoio fiscal para sustentar a economia global.
Ela disse: “Temos que continuar ajudando as fazendas e os trabalhadores enquanto for necessário para evitar falências e desemprego e depois sustentar o apoio fiscal é crucial para os próximos meses a fim de garantir esta recuperação”.
Georgieva também alertou para as incertezas que ainda cercam uma recuperação econômica global, incluindo a nova propagação da infecção.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am