Dois navios patrulha chineses entram em águas territoriais do Japão
Dois navios de patrulha chineses entraram, temporariamente, nas águas territoriais do Japão, ao largo das Ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental. Os navios-patrulha saíram das águas após tentarem se aproximar de um barco de pesca japonês.
A Guarda Costeira do Japão tem avisado os navios para não reentrarem nas águas do Japão.
A Guarda Costeira diz que dois dos quatro navios de patrulha chineses que estavam navegando fora das águas territoriais fizeram a intrusão ao largo da Ilha Taisho pouco antes das 11 horas da manhã desta quinta-feira (15). Taisho é uma das ilhas Senkaku.
Oficiais da Guarda Costeira dizem que os navios chineses navegaram nas águas do Japão durante uma hora e meia e as deixaram por volta do meio-dia.
A Guarda Costeira do Japão disse que até as 15 horas, quatro navios chineses, incluindo os dois que haviam feito intrusão no mesmo dia, estavam navegando fora das águas do Japão, ao largo da ilha Taisho.
As duas embarcações, que fizeram intrusão na quinta-feira (15), ficaram nas águas do Japão ao largo das ilhas Senkaku por mais de 57 horas, de domingo de manhã a terça-feira à noite, e tentaram se aproximar de um barco de pesca japonês.
Foi a maior intrusão desde que o governo japonês comprou algumas das Ilhas Senkaku de um proprietário privado japonês em 2012.
O Japão controla as ilhas. A China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém que as ilhas são parte inerente do território do país, em termos de história e direito internacional, dizendo que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am