CCBB comemora os 70 anos de Guinga com lives
O Centro Cultural Banco do Brasil vai retomar, no formato online, uma série musical que estreou poucos dias antes da quarentena. GUINGA E AS VOZES FEMININAS será realizada de 8 de outubro a 12 de novembro no youtube.com/bancodobrasil, com idealização e direção da artista visual e cineasta Fernanda Vogas. Leila Pinheiro, Ana Carolina e Simone Guimarães estão entre as oito vozes femininas convidadas para a homenagem.
Tão logo estreou no CCBB Rio, em março, a série que seria apresentada ao vivo também em SP, DF e BH, foi interrompida pela pandemia. Agora o CCBB decidiu realizá-la virtualmente, o que amplia em muito o público que caberia nos teatros das quatro unidades por onde os shows passariam! Serão 9 apresentações, 3 palestras e uma masterclass com o próprio artista!
Em cada live, transmitida ao vivo do CCBB Rio de Janeiro, serão apresentados diferentes repertórios e arranjos para a obra do homenageado, que completou 70 anos em junho deste inimaginável 2020. A série tem patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o acesso às lives, ao ciclo de palestras e à masterclass será gratuito.
“Guinga é um gênio, compositor e violonista excepcional, e dono de uma voz singular. Para essa celebração convidamos oito cantoras de diferentes gerações e quatro instrumentistas para dividirem o palco com o homenageado. A identificação de Guinga com as vozes femininas é algo que lhe é bastante característico e que vem de há muito tempo: ele aprendeu a tocar violão acompanhando o canto de sua mãe, e desde os anos 70, tocou primeiro com Clara Nunes e Elis Regina e, depois, com Elza Soares, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Zezé Gonzaga, Miúcha, Maria João, Leila Pinheiro e Mônica Salmaso, por exemplo”, conta Fernanda.
As lives terão um cuidado cinematográfico, com direção de Fernanda Vogas, fotografia de Thais Taverna e cenografia de Carmen Slawinski. “Me alegra muito conjugar a música com a linguagem cinematográfica, já que ambas trabalham com o tempo”, adianta a curadora. Escolhida para abrir e fechar os encontros, Leila Pinheiro derrete-se sobre o compositor que lhe rendeu um dos melhores álbuns de sua carreira também já longeva.
“Que alegria estar no palco com Guinga ao violão, celebrando os seus 70 anos de vida. Nos conhecemos no começo dos anos 80, quando fui arrebatada por suas músicas. É uma felicidade ter gravado o CD “Catavento e Girassol”, em 97, todo com suas parcerias com Aldir Blanc – para sempre um marco importantíssimo nas nossas carreiras. Fizemos muitos shows juntos e nos reencontraremos no palco do CCBB. Salve Guinga!”, festeja Leila. Além de Guinga, o também violonista Marcus Tardelli vai compartilhar os holofotes com a cantora de Belém do Pará nos dois shows, em 8 de outubro e 12 de novembro.
Outras vozes femininas
Em todos os encontros da série GUINGA E AS VOZES FEMININAS, o próprio empunhará o seu instrumento. No dia 15 de outubro, Guinga vai receber a cantora lírica paranaense – com versatilidade para o popular – Cintia Graton e Marcus Tardelli, ex-violão requinto do Quarteto Maogani, que gravou um disco solo dedicado à sua obra. No dia 22, Simone Guimarães, paulista radicada em Brasília, vai cantar com ele e o violonista Jean Charnaux. No dia 25, será a vez de unir pinhos com a carioca Anna Paes, também cantora, mais o clarone de Pedro Paes.
https://youtu.be/LTSlLnBzYzU
No dia 29 de outubro, Guinga e Charnaux acompanharão a jovem Bruna Moraes, de São Paulo. No dia 1 de novembro, a mineira Ana Carolina emprestará a sua voz grave ao repertório luxuoso de Guinga, com o reforço de Jean Charnaux. Já no dia 5 de novembro, a potência vocal da carioca Ilessi se somará às cordas de Guinga e Charnaux. No dia 8 de novembro, Luísa Lacerda, ótima violonista do Rio de Janeiro, vai cantar e tocar com Guinga e o sax soprano de Zé Nogueira.
Além dos shows, a série oferecerá uma masterclass com o próprio Guinga no dia 10 de outubro, sobre a influência de Villa-Lobos e Tom Jobim nas suas criações. Guinga desenvolveu um jeito único de dedilhar o seu seis cordas, inspirando as novas gerações do violão e fazendo as intérpretes sonharem com o seu acompanhamento inventivo e mais do que completo. E o público poderá assistir a três palestras com a violonista e cantora Anna Paes, professora da Escola Portátil de Música: nos dias 24 (“Guinga e Paulo César Pinheiro”) e 31 de outubro (“Guinga, memória, história e identidade”) e 7 de novembro (“Viva Aldir! A parceria entre Guinga e Aldir”).
Breves linhas sobre Guinga
Violonista incensado no mundo inteiro, admirado pelos seus pares e pela crítica especializada, Guinga já recebeu importantes premiações, como o Prêmio Sharp, em 1996 (de Melhor Disco Instrumental e Melhor Produção por “Cheio de Dedos”; Melhor Música Instrumental por “Dá o Pé Loro” e Melhor Canção por “Chá de Panela”), o Prêmio da Música Brasileira (Melhor Canção por “Sedutora”, em 2015, e Melhor Arranjador por “Porta da Madama”. em 2016), além da indicação em 2012 ao Grammy na categoria Melhor Disco Instrumental por “Rasgando Seda”, gravado com o Quinteto Villa-Lobos.
Com mais de 50 anos dedicados à música e quase 20 álbuns solo e com parceiros valiosos, o carioca de Madureira Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar foi trocando gradualmente a cadeira de dentista pelas partituras como forma de ganhar a vida. A herança sonora de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Garoto, Baden Powell, Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim fez da música espetacular de Guinga um manancial para todos que procuram algo completamente novo na música popular brasileira.
AGENDA DE LIVES
Dia 8 de outubro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Leila Pinheiro e Marcus Tardelli
Dia 15 de outubro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Cíntia Graton e Marcus Tardelli
Dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Simone Guimarães e Jean Charnaux
Dia 25 de outubro (domingo), às 20h Guinga recebe Anna Paes e Pedro Paes
Dia 29 de outubro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Bruna Moraes e Jean Charnaux
Dia 1 de novembro (domingo), às 20h Guinga recebe Ana Carolina e Jean Charnaux
Dia 5 de novembro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Ilessi e Jean Charnaux
Dia 8 de novembro (domingo), às 20h Guinga recebe Luísa Lacerda e Zé Nogueira
Dia 12 de novembro (quinta-feira), às 20h Guinga recebe Leila Pinheiro e Marcus Tardelli
CICLO DE PALESTRAS – POR ANNA PAES
Aos sábados, às 20h
Dia 24 de outubro :: Guinga e Paulo César Pinheiro
Dia 31 de outubro :: Guinga, memória, história e identidade
Dia 7 de novembro :: Viva Aldir! A parceria entre Guinga e Aldir Blanc
MASTERCLASS – COM GUINGA
Dia 10 de outubro (sábado), às 20h, com a temática “A influência de Villa-Lobos e Tom Jobim na obra do compositor”
FICHA TÉCNICA
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Produção: Vogas Produções
Curadoria e Direção Geral: Fernanda Vogas
Operadoras de Câmera: Thais Taverna e Rita Albano
Design Gráfico: Xabier Monreal
Cenografia: Carmen Slawinski
Sonorização: Spectacle
Técnico de som: Leco Passolo
Operação de luz: Julio Katona
Transmissão: Video Shack e All Net
Assistente de produção: Barbara Mazzola
Fotografia: Renato Mangolin
Assessoria de Imprensa: Monica Ramalho e Rafael Millon, da Belmira Comunicação
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am