Aumenta número de suicídios entre jovens japonesas em agosto
Dados compilados pela polícia japonesa mostram que o número de suicídios entre as mulheres jovens vem aumentando acentuadamente.
A Agência Nacional de Polícia disse que 1.854 pessoas cometeram suicídio em todo o país em agosto deste ano. Isto foi um aumento de 251, ou 16%, em relação ao mesmo mês do ano passado.
O número de suicídios femininos subiu 40%, comparado com um aumento de 6% dos homens.
O número foi especialmente alto entre as mulheres na faixa dos 30 anos ou menos, com 193 tirando suas vidas. Isto foi um aumento de 74%.
Uma assistente social de 25 anos que tentou suicídio no passado escreveu em julho em um post de mídia social que ela queria morrer.
A mulher diz que a pandemia do coronavírus chinês perturbou seu estilo de vida e o das pessoas ao seu redor, deixando-as deprimidas.
Ela diz que quer que as pessoas permaneçam ligadas a seus amigos e familiares e que tentem procurar sinais que possam indicar que estão considerando o suicídio.
Takahashi Satomi, uma bolsista visitante do Instituto de Ciências Culturais da Universidade de Chuo, é um especialista no assunto que diz que o aumento geral do número de suicídios pode ser, em parte, devido à perda de empregos e outros efeitos da pandemia.
Takahashi diz que as mulheres jovens podem ter relativamente poucas oportunidades de procurar conselhos de alguém fora de suas famílias porque elas tendem a ficar em casa para criar os filhos e fazer as tarefas domésticas, o que causa estresse. Ela também observa que as mulheres tendem a ser mais sensíveis a doenças e outras questões.
Takahashi diz que o governo precisa identificar a causa do aumento de suicídios femininos o mais rápido possível e melhorar as consultas e outros sistemas.
- Saito Tetsuo, Ministro da Terra, assumirá liderança do Komeito no Japão - 8 de novembro de 2024 10:01 am
- Programa “O Sul em Cima” 34/2024 destaca Carlos Patrício e Necka Ayala - 8 de novembro de 2024 9:46 am
- Índia e Filipinas parabenizam Trump por vitória eleitoral - 8 de novembro de 2024 9:38 am