Aliança militar liderada pela Rússia inicia exercícios conjuntos
Uma aliança militar, liderada pela Rússia, de seis ex-repúblicas soviéticas iniciou exercícios conjuntos em Belarus.
Observadores dizem que pode ser em resposta à situação no Azerbaijão, que permanece em conflito com a Armênia, um dos membros da aliança.
O Azerbaijão e a Armênia continuam a lutar pela disputada região de Nagorno-Karabakh, apesar de terem acordado um cessar-fogo russo a partir de sábado (10).
Os exercícios militares, que começaram na segunda-feira (12), envolvem a Rússia, Armênia, Belarus e três outras antigas repúblicas soviéticas, com a participação de cerca de 900 tropas.
Os seis países da ex-URSS formam a Organização do Tratado de Segurança Coletiva, ou CSTO. Sua líder, Rússia, é obrigada a proteger a Armênia mediante solicitação, caso seu território continental seja atacado. O Azerbaijão não é um membro da aliança.
O ministro armênio das Relações Exteriores, Zohrab Mnatsakanyan, reuniu-se com seu homólogo russo, Sergey Lavrov, em Moscou na segunda-feira (12).
Falando em uma conferência de imprensa após as conversações, o diplomata armênio sugeriu que seu país pode pedir assistência militar à Rússia quando determinar que ela seja necessária.
Crescem as preocupações de que, se a luta se intensificar, os militares russos possam intervir no conflito para apoiar a Armênia.
A última rodada de combates sobre a região de Nagorno-Karabakh eclodiu no final do mês passado. Mais de 540 pessoas já foram mortas.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am