Partido governista japonês dividido sobre o momento das eleições
O principal partido governista do Japão, o Partido Liberal Democrata – PLD, está dividido sobre quando realizar uma eleição geral, depois que Suga Yoshihide assumiu o cargo de primeiro-ministro na semana passada.
Suga, líder do LDP, disse aos repórteres na semana passada que dará prioridade à resposta do país ao coronavírus chinês e às suas consequências econômicas.
Ele também disse que considerará quando dissolver a Câmara para uma eleição, com os termos dos membros atuais expirando em cerca de um ano.
Alguns legisladores do PLD dizem ser improvável que Suga busque uma dissolução antecipada, pois ele já selecionou um gabinete para lidar com os desafios enfrentados pelo Japão.
Eles dizem que o primeiro-ministro deve se concentrar na luta contra a pandemia, pois ele prometeu não criar um vácuo político.
Mas outros legisladores dizem que o tempo é limitado para uma dissolução, uma vez que o Japão está prestes a sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no próximo verão, antes que o mandato dos atuais membros da Câmara dos Deputados expire em outubro.
O Ministro das Finanças, Aso Taro, diz que Suga deveria considerar a dissolução da Câmara dos Deputados mais cedo.
Outros membros do PLD querem que o primeiro-ministro dissolva a câmara para uma eleição rápida até o final deste ano ou janeiro, a fim de tirar proveito de índices de aprovação mais altos para o Gabinete de Suga em recentes pesquisas de opinião.
Espera-se que Suga tome uma decisão baseada em mudanças no número de infecções por coronavírus chinês e nas taxas de apoio público para seu Gabinete.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am