O Japão precisa de mais controle sobre as Ilhas Senkakus
Um grupo de parlamentares, do principal partido governante do Japão, o Partido Liberal Democrático – PLD, diz que instará o governo a intensificar o controle sobre as ilhas Senkakus, no Mar da China Oriental.
O Japão controla as ilhas. China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território japonês, em termos de história e direito internacional, e que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
O grupo, liderado pelo ex-ministro de Estado das Relações Exteriores, Sato Masahisa, decidiu, numa reunião na quinta-feira (17), apresentar uma proposta ao governo.
O movimento ocorre em resposta ao aumento das atividades da China nas águas ao redor das ilhas.
A proposta inclui exercícios conjuntos das Forças de Autodefesa do Japão e dos militares dos EUA nas ilhas remotas do sudoeste do Japão e em torno delas, incluindo as Senkakus.
Os parlamentares propõem um acordo que permitiria à SDF utilizar os aeroportos e portos das ilhas.
Eles também dizem que a Guarda Costeira do Japão precisa melhorar suas capacidades. Dizem que precisa de radares de vigilância aérea em suas naves de patrulha e colaboração com a SDF contra violações do espaço aéreo. Eles solicitam um orçamento maior para a Guarda Costeira a fim de aumentar seu pessoal e os navios de patrulha.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, comentou sobre a proposta. Ele disse que as ilhas são o território inerente da China. Ele instou o Japão a trabalhar com a China “para salvaguardar a melhoria geral e o desenvolvimento das relações China-Japão com ações concretas”.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am