Membro da Suprema Corte será escolhido em breve diz Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que em breve escolherá a substituta da juíza Ruth Bader Ginsburg, da Suprema Corte dos EUA, que morreu na sexta-feira, aos 87 anos de idade.
Trump escreveu em um post no Twitter no sábado: “Fomos colocados nesta posição de poder e importância para tomar decisões para o povo”. Ele acrescentou que a decisão mais importante “há muito tempo tem sido considerada como a seleção dos juízes da Suprema Corte”. Ele disse que isso deveria ser feito sem demora.
Os juízes da Suprema Corte têm grande influência em questões divisivas nos EUA, como controle de armas e aborto, porque fazem a decisão judicial final por maioria de votos.
Com a morte de Ginsburg, a Suprema Corte tem uma maioria conservadora de 5-3.
As duas escolhas anteriores de Trump para o tribunal foram conservadoras. Se o Senado, controlado pelos republicanos, aprovar o terceiro candidato de Trump, a corte superior será ainda mais conservadora.
O candidato democrata à presidência Joe Biden insiste que o vencedor das eleições de 3 de novembro deve escolher o substituto de Ginsburg.
Sua morte, tão perto da eleição, deixou os dois partidos presos em uma luta cada vez mais intensa.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am