Autoridades israelenses e norte-americanas chegam aos EAU para conversações
Uma delegação de Israel se deslocou para os Emirados Árabes Unidos no primeiro vôo comercial direto entre os dois países para negociações sobre a normalização das relações.
O avião que transportava o grupo israelense e oficiais americanos, incluindo o genro do presidente Donald Trump e o conselheiro sênior Jared Kushner, decolou de Tel Aviv na segunda-feira (31).
A aeronave atravessou o espaço aéreo da Arábia Saudita – com o qual Israel não tem laços diplomáticos – a caminho da capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi. Sua fuselagem trazia a palavra “paz” em hebraico, árabe e inglês.
Ao chegar, Kushner disse: “Há uma tremenda quantidade de oportunidades comuns entre os países, e é do interesse de ambos avançar”.
Os delegados israelenses revelaram que iniciaram discussões com seus colegas sobre a abertura de embaixadas e outros tópicos como vistos.
Antes das conversações, a NHK teve uma entrevista exclusiva com Jamal Musharakh, diretor de planejamento político do Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos.
Musharakh disse que as negociações serão muito específicas, incluindo aviação, cultura, economia e finanças. Ele disse: “As discussões são sobre como melhorar a cooperação e aumentar a parceria nessas questões”.
O Primeiro Ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh, criticou a chegada do avião israelense nos Emirados Árabes Unidos. Ele disse ser uma clara violação de um acordo de paz no Oriente Médio que rejeita a normalização dos laços com Israel, a menos que a ocupação israelense chegue ao fim.
Shtayyeh disse que os palestinos estavam profundamente aflitos vendo a violação.
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm
- Bar em Hong Kong oferece coquetéis com shochu de Kagoshima - 8 de novembro de 2024 2:30 pm