Abe agradece a população em declaração de despedida
O primeiro-ministro japonês que está saindo, Abe Shinzo, expressou sua gratidão ao público, emitindo uma declaração quando renunciou em seu gabinete nesta quarta-feira (16).
Refletindo sobre seus quase oito anos no cargo, ele disse que fez todos os esforços para enfrentar tanto os desafios domésticos quanto diplomáticos durante seu mandato. Ele disse que alguns dos objetivos foram alcançados, enquanto muitos outros infelizmente não foram.
Ele disse que fez o máximo para reconstruir a região nordeste de Tohoku após o terremoto, tsunami e desastres nucleares de 2011.
Ele também disse que enfrentou a deflação que continuou por mais de duas décadas. Usando as “três flechas” de sua política econômica conhecida como Abenomics – política monetária, política fiscal e reforma estrutural – ele disse que conseguiu criar mais de quatro milhões de empregos.
Ele acrescentou que, fazendo uso do fruto desse crescimento, tornou as creches mais acessíveis para pais trabalhadores e também expandiu a educação gratuita.
Na frente diplomática e de segurança, Abe disse que promulgou a legislação de segurança que permite ao país exercer parcialmente seu direito à autodefesa coletiva e ajudou a fortalecer a aliança de segurança do Japão com seus parceiros.
Ele acrescentou que trabalhou para realizar o projeto do Indo-Pacífico livre e aberto sob sua política de contribuição proativa para a paz.
Ele se orgulhava de desempenhar um papel importante na expansão da esfera econômica baseada no comércio livre e justo, mencionando o acordo de livre comércio da Parceria Trans-Pacífico, o Acordo de Parceria Econômica com a União Européia e o novo acordo comercial Japão-EUA, entre outros.
Abe atribuiu essas conquistas aos eleitores japoneses que, segundo ele, lhe deram um forte mandato em cada eleição geral na qual ele esteve envolvido. Ele agradeceu a todas as pessoas que lhe ofereceram apoio constante, mesmo em tempos difíceis.
A declaração foi concluída com seu pedido ao público japonês para oferecer um forte apoio ao seu sucessor e ao novo gabinete. Abe disse que apoiará a nova liderança do Japão como legislador e continuará a trabalhar para o futuro do Japão.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am