Vietnã exige que a China pare os exercícios militares no Mar do Sul da China
O Vietnã declara ter exigido que a China pare com os exercícios militares no Mar do Sul da China, descrevendo-os como uma violação da soberania do Vietnã.
Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores vietnamita fez o anúncio nesta quarta-feira (26), após a notificação da China sobre seu plano dos últimos exercícios.
A China disse que realizaria os exercícios de 24 a 29 de agosto no mar ao sudeste da Ilha de Hainan, e avisou os navios que as águas serão isoladas.
A porta-voz vietnamita condenou os exercícios militares consecutivos da China ao redor das Ilhas Paracel. Ela disse que o ato vai contra a manutenção de um ambiente pacífico, estável e cooperativo no mar.
Os dois países têm disputas territoriais no Mar do Sul da China. O Vietnã aparentemente permanece em alerta contra o aumento das atividades marítimas da China.
As preocupações têm aumentado após um barco de pesca vietnamita ter afundado após uma colisão com um navio patrulha chinês em abril.
O Vietnã aumentou suas críticas depois que Pequim disse, mais tarde, que estabeleceria dois novos distritos para administrar ilhas e recifes nas águas disputadas.
- União Europeia multa Apple e Meta por violações digitais - 24 de abril de 2025 5:13 am
- Japão e China reforçam compromisso com livre comércio - 24 de abril de 2025 5:04 am
- Ucrânia convoca embaixador chinês por apoio à Rússia - 24 de abril de 2025 2:57 am