Vazamento de petróleo nas Ilhas Mauricio está espalhada por quilômetros
Um vazamento de petróleo de um navio de carga japonês, ao largo das Ilhas Maurício, parece ter atingido cerca de 30 km da costa sudeste da ilha.
As Nações Unidas fizeram a estimativa relativa ao vazamento. Há portos de pesca e florestas de mangue ao longo da linha costeira.
Esta terça-feira marca um mês desde que o navio petroleiro, Wakashio, encalhou ao largo das Ilhas Maurício, em 25 de julho. O navio pertence à Nagashiki Shipping e foi fretado pela Mitsui O.S.K. Lines – ambas empresas japonesas.
Análises de imagens de satélite da NHK e outros dados revelaram que o óleo se espalhou para a costa sudeste, quatro dias após o vazamento ter começado, a partir do navio, em 6 de agosto.
Takechi Keiji, membro de uma equipe de socorro japonesa enviada para o local, disse que uma corrente oceânica fluía do sul, ao largo da costa. Ele observou que o vazamento de petróleo pode ter se espalhado devido à maré e aos ventos.
Takechi acrescentou que as águas rasas na área, que tinham menos de um metro de profundidade e eram abundantes em corais, eram obstáculos para barcos e pessoas tentando limpar. Ele disse acreditar que foi por isso que levou tempo para recuperar o óleo.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am