Toshiba registra perdas de 12,6 bilhões de ienes no 2º trimestre
A gigante eletrônica japonesa Toshiba registrou um prejuízo operacional de 12,6 bilhões de ienes, ou cerca de 117 milhões de dólares, para o trimestre abril-junho devido ao surto do coronavírus chinês.
A empresa registrou um lucro de cerca de 73 milhões de dólares durante o mesmo período do ano passado.
A Toshiba anunciou, nesta quarta-feira (12), que as vendas caíram 26% em relação ao primeiro trimestre do ano passado para 599,8 bilhões de ienes, ou cerca de 5,5 bilhões de dólares.
A queda é atribuída à paralisação temporária de suas fábricas e de seus clientes, o que resultou em poucas vendas de discos rígidos, de memória e chips semicondutores automotivos.
Outro fator é o fechamento de todos os escritórios e fábricas domésticas do final de abril até o início de maio, quando estava em vigor um estado de emergência nacional.
A Toshiba reteve sua previsão de um ano fiscal completo, para um lucro operacional de 110 bilhões de ienes, ou cerca de 1 bilhão de dólares, agora que suas fábricas foram reabertas.
O diretor executivo e vice-presidente sênior da Toshiba, Kamo Masaharu, disse em uma entrevista coletiva online que a taxa de operação das fábricas nas Filipinas, um dos fatores que fizeram baixar o desempenho comercial, voltou a um nível superior a 80%.
Kamo também disse que a empresa foi capaz de cobrir cerca de 94 milhões de dólares em perdas relacionadas ao coronavírus chinês através da redução de custos e outras medidas.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm