Taiwan está em luto pelo ex-líder
A população de Taiwan está em luto pela morte do primeiro líder democraticamente eleito da ilha, em um funeral realizado em Taipei, neste sábado (1º).
Lee Teng-hui morreu de falência múltipla de órgãos na quinta-feira (30), com a idade de 97 anos, depois de trazer a plena democracia para Taiwan.
A presidente Tsai Ing-wen estava entre os que prestaram seus respeitos.
As pessoas em luto colocaram flores e oraram em frente à foto de Lee, enquanto sua música japonesa favorita “Sen no Kaze ni Natte” foi tocada.
Izumi Hiroyasu, chefe da Associação de Intercâmbio Japão-Taiwan, que é a organização de vitrines do Japão em Taiwan, disse que é lamentável que uma pessoa que era tão importante para o Japão e Taiwan tenha falecido.
Ele disse que Lee era um grande político que lançou as bases para a liberdade e a democracia em Taiwan.
Um homem, na casa dos 40 anos, disse que a liberdade de falar criticamente da sociedade e da política não foi conquistada facilmente, e que Taiwan deve muito a Lee. Ele disse que sua morte é difícil de aceitar.
Livros de condolências serão disponibilizados nas organizações localizadas em Taiwan, nas prefeituras de Tóquio, Osaka e Okinawa, de segunda a sexta-feira.
- Partidos da Alemanha fazem último apelo antes das eleições gerais - 24 de fevereiro de 2025 3:05 am
- EUA propõem resolução da ONU sobre a guerra na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 2:59 am
- Milícia étnica de Mianmar invade centro de fraudes transnacional - 24 de fevereiro de 2025 2:46 am