Ministros da Defesa do Japão e EUA se reúnem em Guam
O Ministro da Defesa do Japão, Kono Taro, e o Secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, concordaram em se opor às tentativas unilaterais da China de mudar o status quo por coerção.
Em uma reunião em Guam neste sábado (29), Esper se referiu ao anúncio do primeiro-ministro, Abe Shinzo, de sua renúncia e o classificou como um grande líder, que trabalhou para fortalecer os laços bilaterais em segurança e outras áreas.
Kono respondeu dizendo que tinha trabalhado para reconstruir a aliança Japão-EUA e que a tinha tornado mais forte do que nunca.
Com o aumento da atividade militar da China, no Mar da China Oriental e no Mar do Sul da China em mente, Kono disse que o mundo está mudando dramaticamente devido às tentativas da China de mudar o status quo pela coação.
O Ministro da Defesa também disse que é necessário fortalecer a cooperação com países que pensam da mesma forma.
Os dois ministros também concordaram que a Coreia do Norte deve implementar, plenamente, a resolução do Conselho de Segurança da ONU para desmontar completa e irreversivelmente seus mísseis balísticos, de todos os alcances.
Eles confirmaram que seus países trabalharão em conjunto para criar um substituto para o sistema de defesa anti-míssil terrestre Aegis Ashore, que o Japão havia planejado implantar nas Prefeituras de Yamaguchi e Akita, mas depois decidiu não fazê-lo.
Após a reunião, Kono realizou uma coletiva de imprensa on-line. Ele disse que, em meio à pandemia de coronavírus chinês, as tentativas da China de mudar o status quo por coerção estão se acelerando na região Indo-Pacífico, incluindo áreas ao redor do Japão.
Ele disse que era significativo mostrar à comunidade internacional a força dos laços Japão-EUA em um momento em que o ambiente de segurança está mudando rapidamente.
- Altos oficiais dos EUA e Coreia do Sul visitam Panmunjom - 22 de fevereiro de 2025 7:41 am
- Preço médio de novos apartamentos em Tóquio atinge recorde de ¥79,5 milhões - 22 de fevereiro de 2025 7:34 am
- Mais de 80% dos japoneses apoiam pena de morte, revela pesquisa - 22 de fevereiro de 2025 7:30 am