Licença paternidade no Japão continua baixa
Dados compilados pelo Ministério do Bem-Estar Social do Japão apresentam a proporção de trabalhadores do sexo masculinos que tiraram licença paternidade em 2019, mas que ainda assim se mantiveram baixos.
As estatísticas mostram que a proporção de homens que tiraram licença para cuidar de crianças para toda a força de trabalho masculina elegível para o benefício foi de 7,48% em outubro passado. Isso representa um aumento de 1,32% em relação ao ano anterior e é o mais alto de todos os registros.
Mas o número é muito inferior aos 83% para as mulheres que tiraram licença maternidade. Também é inferior aos objetivos do governo para as taxas de aquisição de licença paternidade – 13% até este ano, e 30% até 2025.
Os funcionários do Ministério do Bem-Estar Social dizem que algumas empresas, supostamente, têm uma atmosfera que obriga o pessoal masculino a se sentir relutante em tirar a licença para cuidar dos filhos.,
Os funcionários acrescentam que buscarão maneiras de permitir que os homens adquiram a licença paternidade imediatamente após o nascimento de seus bebês, para que mais deles possam adquiri-la quando quiserem.
- Equipe forense confirma que Shiri Bibas não morreu em ataque aéreo - 23 de fevereiro de 2025 4:05 am
- Em palestra no Infinity Group Hall, Dr. Takeshi Togawa alerta sobre importância da detecção precoce do câncer - 23 de fevereiro de 2025 3:51 am
- Ucrânia inicia negociações com EUA sobre minerais e segurança - 23 de fevereiro de 2025 2:15 am