Japão registra queda histórica do PIB no trimestre Abril-Junho
Analistas econômicos esperam que o Japão registre crescimento para seu produto interno bruto – PIB, no período julho-setembro, apesar de uma retração histórica no trimestre anterior.
O Escritório do Gabinete do Japão anunciou nesta segunda-feira (17), que o PIB diminuiu a uma taxa anual de 27,8% em termos reais no período abril-junho em comparação com o trimestre anterior.
O número foi muito mais acentuado do que a crise financeira global de 2008 e o pior desde que dados comparáveis se tornaram disponíveis em 1980.
O Escritório do Gabinete projetou, no mês passado, que o PIB do país se contrairá em cerca de 4,5% em termos reais neste ano fiscal, até março do próximo ano.
O Gabinete está, agora, dizendo que para manter essa projeção a economia japonesa deve crescer a uma taxa anualizada de cerca de 13,6% por três trimestres consecutivos.
Muitas empresas privadas de pesquisa estão prevendo que a economia japonesa crescerá no período julho-setembro, dizendo que a economia se recuperou após o estado de emergência ter sido levantado em maio. Alguns dizem, até mesmo, que a economia crescerá a uma taxa anualizada de mais de 10%.
Entretanto, Kobayashi Shinichiro, pesquisador chefe da Mitsubishi UFJ Research and Consulting, vê um crescimento relativamente pequeno para o período de julho-setembro.
Ele diz que se a economia se tornar lenta a partir de agosto, o PIB crescerá a uma taxa muito baixa ou cairá para o território negativo no trimestre de outubro-dezembro.
O foco está em saber se o Japão pode voltar, rapidamente, a colocar sua economia na trilha da recuperação enquanto tenta conter o surto do coronavírus chinês.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am