Índia começa a ajudar as Ilhas Maurício a enfrentar o vazamento de petróleo
A Índia informa que começou a ajudar as Ilhas Maurício a enfrentar um derramamento de petróleo de um navio petroleiro de propriedade japonesa que encalhou no final do mês passado ao largo da costa da ilha. Os dois países do Oceano Índico têm laços estreitos.
O governo indiano disse, neste domingo (16), que enviou uma equipe da guarda costeira especialmente treinada para conter vazamentos de petróleo pesado. Ele também forneceu barreiras para bloqueio de petróleo, chapas absorventes de petróleo e outros equipamentos.
Muitos trabalhadores migraram da Índia para trabalhar nas Ilhas Maurício quando a nação insular era uma colônia de países como a França e a Grã-Bretanha.
Cerca de 70% da população mauriciana atual é de ascendência indiana. O governo indiano pretende promover as relações bilaterais através de sua assistência.
Uma grande quantidade de petróleo pesado vazou do navio, o Wakashio, desde que este ficou encalhado ao largo das Ilhas Maurício em 25 de julho. O governo mauriciano declarou estado de “emergência ambiental” e planeja solicitar indenização pelos danos.
O navio foi confirmado no sábado (15), como tendo se partido em dois. Seu operador japonês, Mitsui O.S.K. Lines, diz que quase todas as 3.000 toneladas de petróleo que ficaram a bordo foram recuperadas.
A empresa também diz acreditar que apenas cerca da metade, dos perto de, 1.000 toneladas de óleo que vazaram para o mar foi recuperada até agora.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm