Grupo do presidente do Senado tcheco visita Taiwan
Uma delegação tcheca liderada pelo presidente do Senado iniciará sua visita de seis dias a Taiwan neste domingo (30). A China se opõe à viagem enquanto os Estados Unidos a saúdam.
O presidente do Senado tcheco, Milos Vystrcil, liderará o grupo de cerca de 90 membros. Ele incluirá legisladores, o prefeito da capital, Praga, e empresários.
Vystrcil está programado para se encontrar com a Presidente Tsai Ing-wen de Taiwan e se dirigir ao Parlamento durante a visita.
Ele será o primeiro presidente do Senado tcheco a viajar para Taiwan. A Constituição tcheca estipula que o cargo é o segundo mais alto após o presidente do país.
Os Estados Unidos estão elogiando muito a visita. Mas a China, que tem laços diplomáticos com a República Tcheca, se opõe fortemente à viagem, dizendo que ela viola o princípio “uma só China” de Pequim.
O presidente tcheco, Milos Zeman, e o primeiro-ministro, Andrej Babis, também se opuseram à visita, dizendo que ela é contrária à política diplomática de seu país.
Mas muitas pessoas na República Tcheca apoiam a visita e se opõem à pressão da China. O país europeu teve movimentos pró-democracia mesmo nos tempos em que estava sob forte influência soviética.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am