Coreia do Norte continua com desenvolvimento nuclear diz ONU
Um relatório da ONU afirma que a Coreia do Norte continua seus programas de desenvolvimento nuclear e de mísseis com fundos obtidos ilicitamente através da realização de transferências de mercadorias de navio para navio, em violação das sanções da ONU.
Segundo a NHK, o relatório foi compilado por um painel de especialistas da ONU. O painel avaliou até que ponto as sanções da ONU contra a Coreia do Norte foram levadas a cabo durante o período de seis meses, até julho.
O relatório diz que a Coreia do Norte reafirmou o seu compromisso de manter e desenvolver os seus programas nucleares e de mísseis balísticos.
O relatório acrescenta que o Norte realizou quatro testes de lançamento de sistemas de mísseis balísticos de curto alcance em março, e continuou a desenvolver infra-estrutura e capacidade para seu programa de mísseis balísticos.
O relatório diz que, desde março, a Coreia do Norte continua a desrespeitar as resoluções do Conselho de Segurança através de exportações marítimas ilícitas de carvão.
O relatório afirma que o Norte tem feito entregas de carvão e petróleo refinado importado, ilicitamente, que excederam em muito o limite estabelecido pelo Conselho de Segurança através de transferências de navio para navio.
O relatório diz ainda que o Norte continuou a ganhar rendimentos com essas transferências ilícitas.
As resoluções da ONU exigiam que seus países membros repatriassem cidadãos norte-coreanos trabalhando no exterior até dezembro passado. O relatório diz que os cidadãos norte-coreanos continuaram a obter renda no exterior após aquele prazo para repatriação como jogadores esportivos, profissionais médicos, operários de fábricas, restaurantes e da construção civil.
O Comitê de Sanções do Conselho de Segurança expressou séria preocupação com a situação relatada pelo painel.
O comitê planeja instar as nações membros a implementar completamente as resoluções de sanções.
- Remoção de lama na região de Noto está quase concluída - 21 de dezembro de 2024 1:52 pm
- Ataque russo em Kyiv mata uma pessoa e danifica prédio com embaixadas - 21 de dezembro de 2024 1:47 pm
- Japão lança novo passaporte com recursos avançados - 21 de dezembro de 2024 1:44 pm