-0.7 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 2:34: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Continuam protestos no extremo oriente da Rússia

Continuam protestos no extremo oriente da Rússia

Continuam os protestos anti-Kremlin, pelo quarto fim-de-semana consecutivo, no Extremo Oriente da Rússia, por causa da detenção de um governador regional.

O ex-governador, Sergei Furgal, foi preso no início de julho na região do Extremo Oriente de Khabarovsk por suspeita de envolvimento em assassinatos há mais de 15 anos.

Impulsionados pela sua prisão, residentes locais e membros do grupo de oposição têm mantido protestos nas últimas três semanas, insistindo que a detenção de Sergei Furgal foi motivada politicamente.

Neste sábado (1º), manifestantes se reuniram ao longo da rua principal da cidade de Khabarovsk, exigindo a libertação do ex-governador e um julgamento justo para ele. Eles também entoaram “Putin demita-se.” A mídia local noticiou que mais de 10.000 pessoas participaram.

Uma estudante disse à NHK que a crescente frustração pública está levando muitas pessoas a participar dos protestos. Ela disse que o governo central deveria dar atenção ao que eles estão pedindo.

O presidente Vladimir Putin demitiu o governador de extrema-direita Furgal e nomeou um legislador federal, que também é membro do partido de extrema-direita, para substituí-lo.

Putin também anunciou sua intenção de alocar um orçamento adicional para a região, num aparente esforço para colocar a situação sob controle.

Mas os protestos anti-governamentais estão se espalhando por outras áreas do país, sem nenhum sinal de subsídio. Eles também foram realizados em outras cidades do Extremo Oriente russo e da Sibéria, no sábado. Manifestações semelhantes estão também previstas na Rússia ocidental.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img