China realiza exercício militar no Estreito de Taiwan
Militares da China informam que realizaram um exercício militar em áreas marítimas, incluindo o Estreito de Taiwan.
Um porta-voz dos militares disse, nesta quinta-feira (13), que o exercício envolveu várias unidades diferentes, e tinha como objetivo fortalecer a coordenação operacional entre elas.
As autoridades chinesas anunciaram, anteriormente, que a China realizaria simulações de tiro em mares da província oriental de Zhejiang, perto de Taiwan, por três dias até esta quinta-feira (13), e dois dias até 17 de agosto.
No anúncio da quinta-feira, o porta-voz se referiu implicitamente à administração americana do Presidente Donald Trump.
Sem mencionar nenhum país, o porta-voz disse que algumas grandes potências continuaram, recentemente, com movimentos negativos sobre Taiwan, enviando uma mensagem errada às forças pró-independência em Formosa. O porta-voz disse então que essas movimentações representam uma séria ameaça à paz e estabilidade do Estreito de Taiwan.
Na quarta-feira (12), o Secretário de Saúde e Serviços dos EUA, Alex Azar, encerrou sua visita de quatro dias a Taiwan. Azar foi o mais alto funcionário dos EUA a visitar Taiwan desde que os EUA romperam os laços diplomáticos em 1979. Ele se encontrou com a presidente taiwanêsa, Tsai Ing-wen, bem como com o Ministro das Relações Exteriores, Joseph Wu, e com o Ministro da Saúde e Bem-Estar Social, Chen Shih-chung.
Na quarta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, denunciou a visita de Azar a Taiwan. Ele disse que os Estados Unidos não deveriam ter nenhuma ilusão sobre assuntos pertinentes aos interesses centrais da China. Ele disse que “aqueles que brincam com o fogo vão se queimar”.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am