Cartel mexicano Jalisco adota nova tática: drones armados com explosivos C-4
Mais evidências surgiram para indicar que o Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) está usando drones armados com explosivos C4 para atacar seus inimigos.
Um grupo de milícia de cidadãos em Tepalcatepec, Michoacán, relata ter encontrado dois drones dentro de um carro blindado, que os assassinos do cartel haviam abandonado após uma tentativa de ataque à cidade, que faz fronteira com Jalisco, em 25 de julho.
O C4 estava cheio de esferas de rolamentos para servir como estilhaços em contêineres do tipo Tupperware que estavam equipados com um sistema de detonação remota e com fita adesiva para os drones, explicaram os membros da milícia. Os drones foram encontrados em uma caixa de papelão embebida em sangue, indicando aos membros da milícia que, quem pretendia pilotar os zangões foi ferido antes que eles pudessem ser lançados.
A nova tática representa a determinação do cartel em tirar o controle do município de Michoacán ocidental das milícias de autodefesa e uma evolução de sua estratégia de ataque aéreo. Em abril, o cartel usou pequenos aviões para lançar explosivos sobre Tepalcatepec, mas depois que as autoridades aumentaram a vigilância aérea na região, o CJNG optou por aeronaves, que não podem ser detectadas pelo radar.
Os membros da milícia dizem que foram ouvidas explosões em todo o município, mas até agora ninguém foi ferido em um ataque com drones. Eles acreditam que o cartel ainda não aprendeu como voar e detoná-los com precisão.
No final de abril, a Procuradoria Geral relatou que foram descobertos em Puebla, drones com C4 que seriam usados pelo CJNG para atacar membros rivais do Cartel Santa Rosa de Lima em Guanajuato.
Uma busca em três locais revelou três drones, dois controladores, C4, pólvora, tannerite, sete telefones celulares, 53 cartões SIM, três rádios, placas de circuito, fiação, duas armas e munição, embora não tenham sido feitas detenções.
O exército também usa drones para combater o crime organizado, como na captura e prisão do líder de Santa Rosa de Lima, Antonio “El Marro” Yépez Ortiz, no início deste mês, depois que uma frota de drones armados com câmeras de alta resolução ajudou a localizar e monitorar seus movimentos.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm