Barcos de pesca chineses zarpam após suspensão da proibição
Os barcos de pesca partiram dos portos da China com o levantamento da proibição anual de pesca em partes dos mares do Leste e do Sul da China, incluindo as águas ao largo das ilhas Senkaku.
A China proíbe a pesca em partes dos mares do Leste e do Sul da China a partir de Maio para proteger os recursos marinhos.
No domingo (16), um grande número de barcos rumou para o mar a partir de um porto na província de Fujian, no sul da China. Fogos de artifício foram lançados para comemorar a abertura da temporada de pesca. Os barcos foram escoltados por um navio da guarda costeira chinesa.
Alguns pescadores disseram à NHK que foram instruídos pelas autoridades para se afastarem das ilhas Senkaku.
Havia também faixas que diziam que entrar em águas “sensíveis” e que a captura de peixes é estritamente proibida.
Há quatro anos, 200 a 300 barcos de pesca chineses aproximaram-se das águas perto das Ilhas Senkaku. As tensões aumentaram quando alguns dos barcos entraram em águas territoriais japonesas juntamente com navios do governo chinês.
A atenção se concentra em saber se o governo chinês vai manter os barcos de pesca sob controle desta vez, para evitar atritos com o Japão.
O Japão controla oas Ilhas Senkakus. A China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do país, em termos de história e direito internacional e que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am