Barcos de pesca chineses avistados ao largo das Ilhas Senkaku
Um navio de patrulha da Guarda Costeira do Japão partiu para as águas das ilhas Senkaku, onde os barcos de pesca chineses foram vistos operando nesta segunda-feira (17).
O navio de patrulha partiu da Ilha Ishigaki, no sudoeste da Prefeitura de Okinawa, no Japão. Isto ocorreu depois que Pequim levantou, neste domingo (16), uma proibição anual de pesca no Mar da China Oriental, incluindo as águas ao largo das Senkakus.
Autoridades da Guarda Costeira disseram que seis barcos chineses foram avistados na área, com alguns deles navegando na zona contígua, fora das águas territoriais japonesas.
Há quatro anos, um grande número de barcos de pesca chineses se aproximou das águas próximas às ilhas Senkaku.
As tensões aumentaram quando alguns dos barcos entraram, repetidamente ,nas águas territoriais japonesas junto com navios de patrulha chineses.
A Guarda Costeira enviou mais de 20 navios para patrulhar as águas e reprimir a pesca por embarcações estrangeiras.
O Japão controla as Ilhas Senkaku. A China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como uma parte inerente do território do Japão em termos de história e direito internacional, dizendo que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am