Quinta-feira marca 6 meses desde o bloqueio de Wuhan
Esta quinta-feira (23), marca seis meses desde que o governo chinês colocou Wuhan, o epicentro original do novo surto de coronavírus, sob bloqueio.
Nenhum surto maciço foi relatado na China até esta quinta-feira. Pequim diz que o surto foi, basicamente, contido.
O governo chinês, em 23 de janeiro, impôs um bloqueio em Wuhan, província de Hubei, após uma disseminação do coronavírus, fechando estações e aeroportos.
As instituições médicas, em um determinado ponto, entraram em colapso após terem sido sobrecarregadas por mais de 50.000 pessoas que deram positivo para o vírus chinês. Dessas pessoas, mais de 3.800 morreram.
O bloqueio foi levantado em abril, após um declínio gradual no ritmo das infecções.
Enquanto isso, cerca de 84.000 pessoas foram infectadas na China, O número de mortos ultrapassou 4.600. Mas o número de mortes não aumentou nos últimos dois meses.
Um cluster ocorreu em um mercado atacadista em Pequim no mês passado, resultando em cerca de 330 pessoas infectadas. Nenhuma infecção em larga escala foi relatada desde então.
Ao mesmo tempo, as autoridades continuam a restringir a liberdade de expressão. Dois homens que se acredita terem sido detidos por relatar o bloqueio ainda não foram libertados.
Já faz quase seis meses que um dos homens, um antigo advogado, desapareceu em Wuhan. Acredita-se que seus pais estejam sob pressão das autoridades para que fiquem em silêncio.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am