Mudança de atitude dos EUA é necessária para a desnuclearização diz Coreia do Norte
Kim Yo Jong, a irmã do ditador norte-coreano, deu a entender que seu país poderia desnuclearizar se os EUA mudassem sua posição.
Kim divulgou uma declaração através da Agência Central de Notícias Coreana, administrada pelo estado, nesta sexta-feira (10).
Ela disse que outra cúpula entre o ditador, Kim Jong Un, e o presidente americano, Donald Trump, é desnecessária e inútil para Pyongyang, tanto este ano quanto no futuro, enquanto não houver uma mudança decisiva na atitude norte-americana.
Mas ela se referiu à especulação de que uma cúpula seria realizada antes das eleições presidenciais americanas em novembro, dizendo que isso poderia acontecer se os líderes decidissem, de repente, se reunir, embora isso seja algo que ninguém saiba.
Ela se chocou com o ex-assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, por expressar sua opinião de que uma cúpula poderia ocorrer antes das eleições.
Kim disse que a Coreia do Norte não tem a intenção de ameaçar os EUA e que seu irmão deixou isso claro para Trump. Ela estava, aparentemente, se referindo à cessação dos testes nucleares e de mísseis por Pyongyang.
Ela disse: “Não estamos dizendo que nunca vamos desnuclearizar, mas que não podemos fazer isso agora”. Ela sugeriu que a desnuclearização seria possível se os EUA abandonassem o que a Coreia do Norte chama de sua “política hostil”.
Por outro lado, ela enfatizou as boas relações entre os dois líderes, dizendo que seu irmão queria que ela enviasse a Trump seus melhores votos de sucesso.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am