Ministros das Finanças do G20 concordam em fortalecer a economia
Ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais do Grupo das 20 maiores economias do mundo concordaram em continuar usando todas as ferramentas políticas disponíveis para ajudar a reforçar a economia global.
Eles realizaram uma videoconferência por volta das 10h30 da manhã deste sábado (18), UTC.
O Ministro das Finanças do Japão, Aso Taro, e o presidente do Banco do Japão, Kuroda Haruhiko, participaram.
O grupo emitiu um comunicado após a reunião.
Eles disseram que, devido ao impacto da pandemia do coronavírus chinês, espera-se que a atividade econômica global se contraia fortemente em 2020 e que “as perspectivas permanecem altamente incertas”.
O grupo expressou sua determinação em utilizar todas as ferramentas políticas disponíveis. Disse também que as políticas fiscal e monetária continuarão operando de forma complementar durante o tempo que for necessário.
O comunicado também relata o progresso da Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida, que foi acordada em uma reunião do G20 em abril. Seu objetivo é ajudar os países de baixa renda, com sistemas médicos precários até o final deste ano.
O comunicado diz que 42 países solicitaram um adiamento do pagamento do serviço da dívida, no valor estimado de 5,3 bilhões de dólares.
O grupo concordou em considerar uma possível extensão do esquema no segundo semestre de 2020.
- Casa da Moeda de Osaka abre temporada de cerejeiras - 10 de abril de 2026 9:48 pm
- Deep Purple visita a Primeira-Ministra do Japão em Tóquio - 10 de abril de 2026 9:39 pm
- Preços de fábrica na China sobem depois de três anos e meio - 10 de abril de 2026 9:34 pm























