Hong Kong inicia o registro de candidatos eleitorais
O registro de candidatos para as eleições de setembro do Conselho Legislativo começa neste sábado (18), em Hong Kong.
Espera-se que muitos ativistas pró-democracia se candidatem, mas ainda não está claro se a comissão eleitoral permitirá que eles o façam, pois a China continua a fortalecer seu domínio sobre o território.
As candidaturas para a eleição de 6 de setembro serão aceitas até o final de julho. Espera-se que seja um confronto entre o partido pró-Pequim e o partido pró-democracia, que é crítico para o governo.
O comitê pró-democracia está procurando ganhar a maioria dos 70 assentos pela primeira vez. Nas primárias do início deste mês, mais de 600.000 pessoas votaram para chegar a uma lista final de candidatos democráticos.
Eles incluem Jimmy Sham, membro de um grupo que tem convocado protestos em larga escala, e o companheiro ativista, Joshua Wong. Até o momento, 16 candidatos, incluindo Wong, tomaram uma posição clara contra Pequim.
Mas analistas dizem que qualquer um que se oponha à nova lei de segurança nacional da China para Hong Kong pode ser destituído de sua candidatura.
Se um número substancial de candidatos for forçado a sair, acredita-se que o partido pró-democracia estará provavelmente disposto a apresentar alternativas.
- Biden pede unidade e promete transição pacífica nos EUA - 8 de novembro de 2024 3:14 pm
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm