Governo responde às fortes chuvas em Kyushu
O Primeiro Ministro japonês, Shinzo Abe, instruiu os oficiais a tomarem todas as medidas possíveis para lidar com os desastres das chuvas no sudoeste do país, com a prioridade para salvar vidas.
Abe realizou uma reunião de ministros na manhã de sábado (4), para discutir as respostas do governo, após um alerta de emergência de chuva forte ter sido emitido para as províncias de Kumamoto e Kagoshima. O Secretário Chefe de Gabinete, Yoshihide Suga, e outros ministros participaram.
Abe disse que o governo planeja enviar cerca de 10.000 membros das Forças de Autodefesa para as regiões, e que o Ministro de Gerenciamento de Desastres, Takeda Ryota, também irá para as áreas afetadas.
Ele instruiu os ministros a disponibilizar informações sobre chuvas e enchentes fluviais e a trabalhar em estreita colaboração com os municípios em suas respostas de emergência.
Abe pediu aos residentes das áreas afetadas que seguissem as informações de evacuação e adotassem medidas cautelosas.
A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres diz que cerca de 450 socorristas em 100 equipes estão se dirigindo para a Prefeitura de Kumamoto, ele são de quatro províncias, incluindo Fukuoka e Oita.
A Agência Nacional de Polícia diz que cerca de 120 policiais das províncias próximas também se juntarão às operações de resgate.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am