Fecha o último ‘salão’ do desastre do terremoto de 2011
Os moradores de abrigos temporários que sobreviveram ao terremoto e tsunami de março de 2011, no nordeste do Japão, despediram-se dos voluntários que organizaram eventos para eles durante os últimos nove anos.
A partir de três meses após o desastre, os membros de uma cooperativa da Prefeitura de Iwate têm visitado periodicamente os residentes de moradias temporárias em um distrito da cidade de Rikuzentakata.
Eles organizaram festas de chá e outros eventos na esperança de animar aqueles que perderam suas casas no tsunami.
Moradores e ex-residentes dos alojamentos temporários, bem como voluntários de outros lugares que estiveram envolvidos em atividades similares, estavam entre aqueles que participaram.
Eles foram vistos desfrutando de seu reencontro e refletindo sobre memórias carinhosas.
As chamadas atividades de salão foram realizadas em até 79 locais, em toda a província de Iwate, mas, infelizmente, o último encontro foi nesta quarta-feira (22), porque muitos residentes puderam reconstruir suas vidas e se mudar para outro lugar.
O evento de despedida, que deveria ocorrer em março, foi adiado por quatro meses devido à propagação do coronavírus chinês no país.
Os participantes encerraram sua festa com uma dança Bon no local.
Nakamura Yotsuko, de 86 anos de idade, que ainda vive em abrigos temporários, expressou alegria por achar que o evento não se materializaria. Ela disse que se divertiu, pois estava se abstendo de sair por causa do vírus chinês.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am