EUA reduzirão tropas estacionadas na Alemanha
A administração do presidente americano, Donald Trump, planeja reduzir um terço das tropas estacionadas na Alemanha e mudar seu quartel-general europeu para a Bélgica.
O Secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, revelou nesta quarta-feira (29), um plano para mudar o Comando Europeu de Stuttgart, Alemanha, para a Bélgica.
Segundo o plano, a presença das tropas americanas na Alemanha seria reduzida de cerca de 36.000 para 24.000 ativos.
Cerca de 5.600 pessoas seriam reposicionadas em outros países da OTAN, como Itália e Polônia, e 6.400 retornariam aos EUA.
Esper disse que o reposicionamento das forças dos EUA na Europa “constitui uma importante mudança estratégica e positiva, totalmente alinhada com a Estratégia de Defesa Nacional, e consistente com outros ajustes que os Estados Unidos fizeram na OTAN em tempos anteriores”.
Mas o presidente americano, Donald Trump, deu sua própria razão, dizendo aos repórteres nesta quarta-feira (29): “Estamos reduzindo a tropa porque os alemães não estão pagando suas contas. É muito simples. Eles são delinquentes”.
Trump pretende trazer as tropas estacionadas no exterior para cortar custos, mas os democratas e até mesmo alguns republicanos estão expressando preocupação com a redução da presença militar dos EUA na Europa em meio a ameaças da Rússia.
O Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, emitiu uma declaração na quarta-feira dizendo que o anúncio de Esper “sublinha o compromisso contínuo dos Estados Unidos com a OTAN e com a segurança européia”.
Ele enfatizou que “os EUA consultaram de perto todos os aliados da OTAN antes do anúncio de hoje”.
- Remoção de lama na região de Noto está quase concluída - 21 de dezembro de 2024 1:52 pm
- Ataque russo em Kyiv mata uma pessoa e danifica prédio com embaixadas - 21 de dezembro de 2024 1:47 pm
- Japão lança novo passaporte com recursos avançados - 21 de dezembro de 2024 1:44 pm