Enchentes devastam Índia, Bangladesh e Nepal
As chuvas sazonais estão causando inundações e perda de vidas na Índia. Mais de 80 pessoas morreram no estado de Assam desde o início das monções. O desastre vem em meio à rigorosa batalha da Índia contra o coronavírus chinês.
A água invadiu vilarejos e edifícios em vastas áreas. As autoridades em Assam dizem que 84 pessoas morreram e milhares de casas foram inundadas. Cerca de 2,5 milhões de pessoas foram afetadas.
O governo estadual abriu mais de 500 campos de socorro que estão fornecendo ajuda a 51.000 pessoas. As autoridades estão aconselhando os evacuados a tomarem medidas de distanciamento social para evitar a propagação do vírus chinês.
Anjan Chandra, um aldeão evacuado, disse: “Eu não tenho mais nada. Nós apenas pegamos o essencial, algumas roupas e utensílios e de alguma forma escapamos quando a enchente chegou”.
Assam já viu três ondas de enchentes desde maio, mas a estação das monções, provavelmente, continuará por pelo menos mais três meses.
As chuvas também estão causando estragos nos países vizinhos. Os meios de comunicação em Bangladesh dizem que mais de um milhão de pessoas foram afetadas. No Nepal, 134 pessoas foram mortas em enchentes e deslizamentos de terra.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am