Conselho de Segurança da ONU pede aos membros que cumpram as sanções contra a Coreia do Norte
O presidente do Conselho de Segurança da ONU pede aos Estados membros que cumpram rigorosamente as sanções contra a Coreia do Norte.
O Conselho reuniu-se nesta segunda-feira (27), depois que os Estados Unidos e 42 outros países lhe enviaram um documento dizendo que a Coreia do Norte continua a importar mais produtos petrolíferos refinados do que o permitido pelas sanções.
Os detalhes sobre a reunião, de porta fechada, são desconhecidos.
Mas o embaixador da Alemanha nas Nações Unidas, Christoph Heusgen, que está servindo como presidente do conselho este mês, falou online com repórteres após a reunião.
Ele disse que o limite de petróleo, com o qual os países concordaram, “está relacionado a uma das questões mais importantes”. Ele enfatizou que o controle das importações deve ser observado para evitar que os produtos sejam convertidos para fins militares.
Heusgen disse que informou aos Estados-membros apenas “como é importante implementar as sanções”, considerando que a Coreia do Norte está dando continuidade aos esforços para construir seu programa nuclear.
Um painel independente de especialistas que está analisando a aplicação das sanções tem se reunido todos os dias. Se não houver problemas, espera-se que ele divulgue um relatório de meio-termo já em agosto.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am