Caça americano aproxima-se de avião sobre a Síria
A agência noticiosa estatal iraniana informa que vários passageiros a bordo de um avião civil ficaram feridos nesta quinta-feira (23), depois que um caça americano se aproximou da aeronave sobre o espaço aéreo sírio.
O vôo, operado pela companhia aérea iraniana Mahan Air, estava a caminho de Teerã para Beirute, no Líbano.
O relatório diz que os passageiros se feriram depois que o piloto mudou rapidamente de altitude para evitar colisão com o caça.
O vídeo, segundo informações, filmado dentro do avião, mostra pessoas deitadas no chão. O que parece ser um jato de caça é visível da janela.
Os passageiros feridos foram levados ao hospital depois de seu vôo ter pousado em Beirute.
O Comando Central do exército americano, que supervisiona as tropas americanas na região, confirmou que um jato F-15 voo a cerca de 1.000 metros do avião.
Um porta-voz disse que o caça conduziu uma inspeção visual da aeronave iraniana, para garantir a segurança do pessoal da coalizão na guarnição al-Tanf, no sul da Síria.
Ele acrescentou que a interceptação foi realizada de acordo com as normas internacionais, e que o F-15 estava voando a uma distância segura.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Abbas Mousavi, disse que o incidente está sob investigação e que serão tomadas as medidas legais e políticas necessárias.
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am
- Nissan e Honda em desacordo sobre proposta de fusão - 7 de fevereiro de 2025 5:16 am
- EUA apresentarão proposta de cessar-fogo na guerra Rússia-Ucrânia - 7 de fevereiro de 2025 4:57 am