Autoridades de Taiwan em Hong Kong tem renovação de vistos negada
Taiwan informou que várias autoridades, em seu escritório de ligação em Hong Kong, voltaram para casa após receberem a negação da prorrogação do visto de trabalho.
Oficiais do Conselho de Assuntos do Interior de Taiwan, que supervisiona a política da ilha na China, disseram à NHK que quatro funcionários, incluindo altos oficiais, no escritório de representação de Taiwan em Hong Kong haviam retornado para casa em meados de julho.
Os funcionários dizem que os quatro tiveram a renovação de seus vistos negada porque se recusaram a assinar um documento reconhecendo o princípio “Uma China”, que diz que Taiwan é uma parte da China.
Eles dizem que nunca foram solicitados a assinar tal documento no passado para prorrogações de vistos em Hong Kong.
Como contra-medida, o Conselho para Assuntos do Continente decidiu não renovar vistos para funcionários que trabalham no escritório de representação de Hong Kong em Taipei.
Os observadores dizem que as autoridades de Hong Kong exigiram que os funcionários de Taiwan assinassem o documento porque estão sob crescente pressão de Pequim, após a promulgação pela China de uma lei de segurança nacional para Hong Kong.
O chefe do escritório de representação de Taiwan em Hong Kong foi nomeado há dois anos, mas não pôde assumir o cargo porque Hong Kong ainda não emitiu o visto.
- Equipe forense confirma que Shiri Bibas não morreu em ataque aéreo - 23 de fevereiro de 2025 4:05 am
- Em palestra no Infinity Group Hall, Dr. Takeshi Togawa alerta sobre importância da detecção precoce do câncer - 23 de fevereiro de 2025 3:51 am
- Ucrânia inicia negociações com EUA sobre minerais e segurança - 23 de fevereiro de 2025 2:15 am